terça-feira, 17 de julho de 2012

Seleção olímpica


A Seleção Brasileira acaba de embarcar rumo à Londres para a disputa dos jogos olímpicos. Mais do que buscar o título inédito, a Seleção de Mano Menezes vai para tentar recuperar a confiança e fanatismo do torcedor, relação que vem extremamente abalada a muito tempo. A lista é boa, são os melhores que estarão lá representando, porém, não pude deixar de notar uma situação nos últimos tempos, o ataque vem perdendo espaço, de certa forma no cenário mundial do futebol e dando espaço à defesa. "O ataque é a melhor defesa" foi substituído por "A defesa é o melhor ataque", tanto que nossos melhores jogadores se encontram na parte de trás do campo. Vi Corinthians e Chelsea ganhando títulos importantes apostando todas as forças no sistema defensivo e, dando bons resultados. Santos e Barcelona, clubes que nas competições que participam, geralmente dão show e marcam muitos gols, pararam nas sólidas defesas dos campeões da Libertadores e Champions.

Será uma questão de tempo para que a Seleção Brasileira siga os passos desta "nova tendência" do futebol, onde a defesa é a prioridade. Já a alguns anos nosso setor mais forte é a dupla de zaga, somado a um bom goleiro e laterais eficientes opondo-se à aquilo que estávamos acostumados a ver, bons e velozes atacantes, pontas e armadores. Estão em falta centroavantes e meias armadores capazes de suportar o peso da camisa verde-amarela. Certo, temos bons e velozes pontas, Neymar, Lucas, porém, fica apenas nisso, jogaodres dignos de um esquema ofensivo. 

É arriscado e não vem surtindo o efeito que esperávamos. A Seleção mesmo tendo como ponto forte a defesa, acaba levando gols infantis e o ataque não dá conta de recuperar, vem jogando mal e deixando muito à desejar em quem acompanha os jogos, com o pouco de fé que ainda existe dentro de si. 

Esta pode ser a oportunidade que lhes falta, a chance de entrosar de vez uma Seleção que tem que dar certo, por ter nomes capazes de fazer e acontecer com a camisa que já nos deu tantos orgulhos, acredito que nomes de mais peso e tradição com a Seleção podem fazer muito bem à aqueles que estão começando agora. A lista com os números é essa: 

1 - Rafael Cabral
2 - Rafael
3 - Thiago Silva
4 - Juan
5 - Sandro
6 - Marcelo
7 - Lucas
8 - Rômulo
9 - Leandro Damião
10 - Oscar
11 - Neymar
12 - Hulk
13 - Bruno Uvini
14 - Danilo
15 - Alex Sandro
16 - Ganso
17 - Alexandre Pato
18 - Neto


Sinceramente, faltam nomes nesta lista, nomes que deem confiança, como por exemplo: 
Um centroavante como Luiz Fabiano, que já fez muito pela Seleção e ainda poderia fazer.
Volantes de verdade! Paulinho, Ralf e Arouca merecem uma vaga neste time, são o tipo de volantes que dão confiança ao sistema defensivo quando sobem para um lance isolado e, ainda podem apoiar o ataque muito bem.
Além do fato de não termos um camisa 10, que faça jus a essa camisa, à este número que ídolos do futebol mundial já vestiram, Pelé, Zico, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo. Oscar é um ótimo jogador, porém pode ser peso demais armar a Seleção na busca por um título inédito. Ganso não jogou na Seleção até hoje, não se apresentou de verdade, dar a camisa 10 para ele, seria mais que injusto, seria idiotice. 

Enfim, nos resta acreditar que pode-se conquistar este título e torcer, torcer de verdade, apoiar a Seleção mesmo que ela não mereça nossos gritos e, por favor, peço encarecidamente, não virem a casaca após um jogo ruim, uma derrota, ajam como brasileiros de verdade, não desistam nunca, acreditem até o fim, sabemos o quão difícil será conquistar este título, sabemos que não é de hoje que as criticas estão presentes e abalando a equipe, mas faz muito tempo também que não nos unimos e torcemos como antigamente também, a ponto de parar o país, parar o comércio, escolas, tudo para ver uma apresentação digna de Seleção Brasileira. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário