sábado, 22 de outubro de 2011

95 Anos de História!

A Vila Belmiro, como é conhecida a arena do Santos Futebol Clube, assim é chamada devido ao bairro homônimo onde está localizada. Entretanto, seu nome oficial é Estádio Urbano Caldeira, em homenagem a um dos mais emblemáticos santistas de todos os tempos.



Urbano Caldeira nasceu em Florianópolis, no dia 09 de janeiro de 1890, e faleceu ainda jovem, aos 43 anos, no dia 13 de março de 1933. Sua morte ocorreu no dia seguinte ao primeiro jogo do Santos no profissionalismo, em que o time alvinegro foi goleado por 5×1 pelo São Paulo.


Goleiro e treinador do Peixe, Urbano Caldeira demonstrava tanto amor pelo clube que muitas vezes era flagrado aparando o gramado da Vila Belmiro. Esta dedicação extrema ao clube que amava não foi esquecida. Dias depois de seu falecimento, os cartolas concederam o nome de Caldeira ao estádio do time. Em 1938, o dia 9 de janeiro, data de nascimento do célebre santista, passou a ser para o torcedor o “Dia de Urbano Caldeira”.


O Estádio da Vila Belmiro foi construído em 1916 e sua capacidade atual é de 20.000 torcedores. O Santos Futebol Clube, fundado em 1912, realizava seus treinos em um terreno localizado no Bairro do Macuco, cujo campo não tinha dimensões oficiais. Tal fato obrigava o time a realizar seus jogos no terreno onde hoje está a “Igreja Coração de Maria”, localizada na Avenida Ana Costa.  O problema é que havia outros times na cidade de Santos que utilizavam o mesmo terreno, o que acirrava as disputas entre os clubes.


Para resolver a questão, os dirigentes passaram a procurar terrenos na cidade. Em 31 de maio de 1916 foi realizada uma Assembléia Geral e seu resultado foi a aprovação da compra de uma área de 16.500 metros quadrados, entre as ruas Abolição (hoje Rua Princesa Isabel), Guarani (hoje Rua José de Alencar), Tiradentes e Dom Pedro I, no Bairro da Vila Belmiro.


No dia 12 de outubro daquele ano o sonho de um estádio próprio se tornou realidade com a inauguração da praça de esportes da Vila Belmiro. A primeira partida foi realizada após 10 dias, contra o Ypiranga, válida pelo Campeonato Paulista. O Santos venceu por 2×1 e Adolfo Millon Jr., do time da casa, consagrou-se como o autor do primeiro gol marcado no estádio.


Em 21 de março de 1931 foi inaugurada a iluminação do estádio. Exatamente às 20 horas os refletores foram acesos para a primeira partida noturna em que o Santos perdeu de 1X0 para a Seleção da Cidade. O gol foi marcado por Manoel Cruz, meia-direita da AA Portuguesa.
Carinhosamente chamada de “A Vila Mais Famosa do Mundo” o Estádio Urbano Caldeira também passou a ser chamado, após a “Era Pelé (1957-1974), de “Alçapão da Vila”, em virtude dos adversários saírem derrotados com freqüência pelo esquadrão Santista, principalmente na década de 1960. Devido à proximidade das arquibancadas com o gramado onde se desenrola a partida, a pressão que os torcedores exercem sobre os times adversários é indescritível.


A Vila é sinônimo de bom futebol. Ali naquele estádio, de modestas dimensões, craques do passado e do presente já fizeram torcedores pularem de alegria. Pelé, Coutinho, Pepe, Pagão, Ganso, Giovanni, Pitta, Robinho, Diego, Neymar e André são alguns dos inúmeros exemplos para futuras gerações de Meninos Craques da Vila Belmiro.


A Vila Belmiro, o alçapão alvinegro é muito mais do que um simples estádio de futebol, é um templo sagrado.
Parabéns pelos 95 anos de história, deste incrível e inesquecível estádio brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário