domingo, 23 de outubro de 2011

Exemplo que deveria ser seguido no mundo.



A algum tempo atrás, a equipe do Fenerbahce foi punida e como castigo, teria de jogar uma partida em casa, sem apoio da torcida. Foi então que a ideia de fazer um jogo, em que apenas mulheres e crianças pudessem participar surgiu e foi aceita pela confederação de futebol local.
Então, na partida entre Fenerbahce e Manisapor a Federação Turca de Futebol permitiu a entrada apenas de mulheres e crianças. O estádio lotou. Foram 41 mil pessoas empurrando o 
time, cantando, gritando, incentivando. Mesmo a maioria das pessoas não entendendo nada sobre futebol, foram ao estádio apoiar o time.
Vem em minha mente então, o motivo pelo qual outras confederações não usam dessa tática para deixar o futebol com uma imagem que sempre tivera, mas que se perdeu com o tempo. Deixar o futebol como um espetáculo, onde a torcida ama o time, ama as cores do time, não ama jogadores. 
Com o tempo isso foi se perdendo, as torcidas organizadas foram surgindo e fazendo do futebol, muito mais do que um esporte, mas também, de certa forma uma guerra entre torcidas, o que só faz com que aumente uma rivalidade que não é necessária no futebol. 
Claro, é sempre bom ter uma rivalidade no futebol, mas uma rivalidade sabia, rivalidade que esteja apenas em clássicos, dentro de campo, e que não cause danos à torcida e muito menos aos jogadores.
Seria muito interessante caso fosse aplicada a mesma 'punição' que foi aplicada na Turquia aqui no Brasil mesmo. Além da magia que iria tomar conta do estádio, não haveria uma briga sequer entre torcidas adversárias. 
Espero que isso que aconteceu com o Fenerbahce seja um exemplo e que muito mais países copiem a atitude da Federação Turca de Futebol. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário