sábado, 12 de novembro de 2011

Uma virada que surpreendeu e ainda surpreende.

Bom, quem é santista sabe muito bem o que é sofrer nas mãos do time. Quem não se recorda, mesmo que levianamente das campanhas de 2008 e 2009 no campeonato brasileiro? O time brigava para não cair. Poucos santistas ainda tinham esperança por conta de que que no ano de 2009 também haveria eleição para presidente. Foi então que surgiu Luiz Alvaro de Oliveira Ribeiro. Bom, como todos sabem, assim que ele assumiu a presidência do clube alvinegro assumiu uma divida de 5 milhões de reais para serem pagos no mesmo dia, caso contrário poderia perder os direitos econômicos de todos os atletas do clube, entre eles, Neymar e Ganso que já eram considerados o futuro do clube. Em fim, logo após uma série de más campanhas, o clube tentava se reerguer sem condições financeiras suficientes para adquirir jogadores com renome nacional. A única alternativa seria apostar nas categorias de base, como fora feito em 2002 na geração Robinho e Diego que por sinal deu muito certo. Desta vez os protagonistas eram Neymar e Paulo Henrique Ganso. Um time novo, então surgiu a especulação de que Robinho poderia ser repatriado ao clube que o revelou. Quando essa ideia chegou aos ouvidos dos sócios, muitos não acreditaram na possibilidade por falta de recursos financeiros, até que no dia 28 de janeiro, tudo foi acertado verbalmente e o craque estava voltando ao lar. A equipe que mesmo formada por jovens, por promessas já vinha colhendo bons frutos de um trabalho comandado por Dorival Júnior estava tomando cara de um clube campeão. Com o passar dos jogos, aquela expectativa criada com relação a superação da má fase, as novas caras foi se tornando real, os títulos, as goleadas, 10, 9, 8 gols em um jogo apenas fez nascer uma nova equipe se assim pode-se dizer, ou devo dizer renascer? As comparações com o Santos de Pelé, Pepe, Coutinho só fizeram crescer quando a Taça Libertadores da América foi conquistada no dia 22 de junho de 2011, título que apenas o Santos de Pelé havia conquistado. Agora a data do mundial está chegando e o confronto contra o Barcelona também. 
Ano que vem é o centenário da equipe santista e, para seguir com a boa campanha que vem desde o início de 2010, a diretoria alvinegra está em busca de reforços de peso. Robinho e Wesley estão na mira para fazer com que a equipe de 2010 seja remontada, mas com muito mais qualidade. 
A permanência de Neymar até 2014, quando provavelmente uma nova geração de meninos da vila esteja pronta, faz eu e mais milhões de brasileiros, sem precisar sequer ser santista, acreditar que futebol bom e bonito pode sim existir no Brasil, que a Europa é dispensável e que ter amor a camisa basta. 
A superação que a equipe teve de 2009 para 2010, o caminho que a equipe vem trilhando, ser uma das dez primeiras equipes no ranking da FIFA. Quem imaginava isso de um ano para outro?
Estamos a caminho de mais um título, porém desta vez contra o temido Barcelona. Mas como diz o guerreiro da Vila, eles também são mortais, as chances de título que a equipe tem, são as mesmas que as deles. 
É possível, muito possível, para uma equipe que superou a crise estabelecida e está entre os melhores clubes do mundo, com um jogador entre os 23 melhores do mundo, tudo é possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário