Eu gostaria de estar aqui e poder falar do jogo de futebol em si, dos gols, das belas jogadas, dos destaques, dos passes certos e errados, das gracinhas da torcida. Mas infelizmente isso não vai acontecer, pelo menos não agora. Vou ser extremamente sincera com vocês, acredito que vocês poderão me entender de certa forma até o motivo da minha revolta.
Não é de hoje e nem de algumas semanas atrás que o brilho do jogo não é o jogador, não é a jogada, a torcida e sim o arbitro. Não é apenas com o meu time e nem com o seu, esse status de arbitro sendo o destaque de uma partida que teria tudo para ser emocionante vem de algum tempo atrás. São faltas mal marcadas, inventadas ou até mesmo "não vistas" pelos caras que deveriam estar lá para colocar ordem no jogo. Ser justos. Cartões amarelos que não cabem a ocasião, cartões amarelos ocultos e violência exposta. Medo de agir? Medo de ser repreendido pela torcida? Isso nunca deve ser desculpa. É ou não é, simples assim.
Falta por atrás sem intenção de pegar na bola? No mínimo amarelo. Carinho por trás? Vermelho direto. Não tocou em ninguém? Nem falta, nem amarelo.
É seguir a regra, não criar a sua própria regra. Como diz-se por aí, bom o arbitro que não é mencionado no dia após o jogo.
Não é de hoje, não é apenas com meu time.
É revoltante no mínimo toda essa situação, prejudicar times e deixar passar barato isso tudo não é justo. Revolta é necessária, cobrar melhores condições na formação de novos donos do apito, maior rigor quando houver erros. Existem 5 homens que cuidam para que erros não ocorram e para que haja paz em campo. Como pode haver tantos erros então?
É tão dito que somos o país do futebol, que temos o melhor campeonato nacional, as maiores rivalidades, o maior equilíbrio entre equipes. Mas me digam vocês agora, de que adianta tudo isso se a arbitragem não é de boa qualidade, não é fiscalizada com o rigor necessário? Vê-se na Europa, ou em qualquer outro torneio importante no futebol mundial erros tão grotescos em apenas um jogo? São casos isolados, que raramente acontecem.
Queremos novamente ser considerados o país do futebol? Que tal aplicar isso à arbitragem também? Que tal impor rigor e melhorar a qualidade de formação?
Lembrem-se que temos uma Copa do Mundo dentro de pouco mais de 2 anos e cabe apenas a nós, os torcedores interessados em ver notícias que falem sobre futebol arte, gols lindos e jogadas excelentes em vez de ver notícias sobre roubalheira. Ou fazemos algo que não fique apenas no papel, ou tudo seguirá como está, o teu e o meu time sendo prejudicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário