segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dor de cotovelo

Deixo claro que este blog expressa unicamente minha opinião, uso-o inclusive unicamente para isso, deixar claro meu ponto de vista perante à pontos discutidos do futebol brasileiro e internacional. Existem poucas coisas que me tiram do sério quando se trata de futebol, e dentre tudo isso a dor de cotovelo é o maior motivo de stress para mim.

Falem que sou super protetora, que estou fechando meus olhos à algumas situações, mas indiscutivelmente o Neymar é o melhor jogador brasileiro em atividade e qualquer erro ou má apresentação do camisa 11 do Santos vira motivo para discussão entre comentaristas e torcedores que vem com 4 pedras na mão e falando horrores do jogador que fez muitos voltarem a acreditar no futebol brasileiro. Acontece que isso além de triste é contraditório, por serem esses mesmos comentaristas que glorificam-o por apresentações literalmente geniais, por torcedores que estarão aplaudindo-o em pé por uma boa apresentação na Seleção ou até mesmo contra seu time do coração. 

Não me conformo com essa ideia de que as criticas podem o fortificar, realmente. As condições do Brasil não deixa os jogadores ao luxo de apenas jogar e receber seus salários, bancar salários milionários para que jogadores permaneçam exigem fortes esquemas burocráticos, contratos com diversos patrocinadores, deixando-os à merce da mídia. É uma realidade do Brasil. Os clubes não contam com caixas milionários capazes de bancar tantos jogadores, ainda mais com a volta de nomes de peso, jogadores de boa qualidade surgindo. Aparições na mídia são consequência de bom trabalho. É também comum ouvir comentários do tipo "Neymar é produto da mídia, apenas." À estes eu peço: Quantas vezes vocês o viram atuar realmente, pelo Santos, desde 2009 e pela Seleção à partir de 2011, com o sub-20? É produto da mídia um jogador que faz o que quer com a bola nos pés, que usa e abusa de um talento que todos queriam ter/ver no futebol? Quantas vezes esses que dizem que Neymar é produto da mídia viram ele dar dribles, desconcertar com jogos que estavam praticamente decididos. Viram a Libertadores 2011 e os paulistas de 2010/11/12? Acho que não. 

Fico indignada com essa situação, deixando de lado o clubismo, ele é o futuro da Seleção, independente de como esteja jogando com a camisa amarela. Fico mais indignada ainda ao ver torcedores pedindo a cabeça dele, vaiando quando deveriam apoiar, ao menos enquanto está atuando pelo Brasil. Rindo de seus erros. Afinal, são brasileiros ou anti-Neymar? Ah quem dera se não o convocassem mais, o Santos agradeceria, afinal, teria o jogador milionário atuando apenas pela equipe da baixada, tendo-o para disputar todos os jogos, sem  esquentar a cabeça e perdendo ele por conta de amistosos ridículos, deixando o Santos na mão. Não é mais segredo para ninguém, o Santos depende dele, depende da genialidade, capacidade e ousadia dele. Portanto, à esse sentimento eu atribuo o nome de dor de cotovelo. Não ter Neymar causa inveja, raiva. Vê-lo atuar causa dor de cotovelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário