Bem sabe-se que o centro do futebol do Brasil está no sudeste. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais detém os melhores e as mais fortes equipes durante os campeonatos. Entretanto a região sul teve vários aspectos que chamaram a atenção do país inteiro, mesmo com menos visibilidade, não pude deixar de notar os grandes avanços feitos.
Começando pelo Rio Grande do Sul e a dupla Gre-Nal. De cara vem em mente a magnífica estrutura construída pelo Grêmio neste ano. Incrível, dispensa apresentações e comentários. Muitos clubes europeus não possuem uma estrutura tão bem feita e rica em detalhes e o que mais atraiu minha atenção, a Arena Grêmio foi construída sem a ajuda do governo, apenas com fins do próprio clube. Em campo o Grêmio voltou a ser o Grêmio. Mesmo não começando o ano com o pé direito, perdendo o título estatual, montou-se uma equipe fortíssima para disputar o título nacional, não a toa está com sua vaga quase garantida para a competição continental, basta passar pela pré-libertadores e ser considerado uma das equipes mais temidas, junto com as demais brasileiras. Opondo-se ao ano do rival azul, o Internacional não viveu o melhor ano possível. Sem vaga na Libertadores, com troca de treinadores no decorrer do ano e insatisfação da torcida. Dunga foi contratado na expectativa de fazer um trabalho contínuo.
Em Santa Catarina talvez vimos um dos melhores anos. JEC, Avaí, Figueirense e Chapecoense disputarão a Séie B, Criciúma voltou para a série A. Entretanto destaco principalmente o JEC, que veio da série C no ano passado e esteve muito próximo à classificação para a Série A neste ano. Além do mais, 4 clubes catarinenses disputando a série B é de enorme visibilidade, há bons jogadores em todas as equipes que podem despontar para clubes maiores ou continuar na equipe.
No Paraná, dos três grandes, dois estão na A, Coxa e Atlético Paranaense, que por sinal, vieram de boas campanhas, com destaques em ambas equipes. Já o Paraná segue na B.
Notou-se uma crescente do sul no cenário do futebol nacional que em 2013 só tende a crescer mais. São boas equipes, determinadas e com raça costumeira do Sul. Acredito muito que estas equipes vão estar nos destaques, tanto da série A como na B, claro, destaques positivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário