quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Retrospectiva Na trilha do Gol: São Paulo campeão de tudo

Normalmente os times paulistas são os melhores do país, este ano pode-se comprovar esse fato. A começar pelo Corinthians. Campeão da América e do Mundo. 


Com um time magnífico, organizado, determinado e com raça a América e o mundo foram tomados pela "favela". Sem sombra de dúvidas hoje é a melhor equipe do país, não apelas pelos títulos, mas pelo conjunto: dentro das quatro linhas, fora delas, na gestão e afins. Ganhar os dois dos títulos mais importantes do mundo é apenas o começo. Caso a equipe seja mantida integralmente em 2013, acoplado a alguns reforços, o Corinthians tem tudo pra seguir com o regime de títulos e mais títulos. 



O São Paulo não rendeu tudo o que era esperado da equipe. Grandes nomes compunham o elenco tricolor no decorrer do ano, porém apenas foi conquistada a Copa Sul Americana e a vaga para a Libertadores de 2013. Veio Ganso, ainda machucado, Jadson, se manteve Lucas até o final do campeonato, mas apenas quando Ney Franco assumiu a equipe que os resultados começaram a aparecer, a torcida voltou ao estádio, os jogadores ganharam ritmo de jogo e assim acabou o ano. Com o título e o time caído nas graças da torcida. Para 2013 houve uma contratação de peso, o zagueiro Lúcio, que com certeza cairá feito uma luva na zaga tricolor. 



O ano de 2012 tinha tudo pra ser O ano do Santos, repetir as conquistas de 2011, a Libertadores, o Paulista e manter Neymar, entretanto abateu sobre a equipe praiana a "maldição do centenário" e o único título conquistado foi o Paulista. Chegou o final do ano e com ele um futebolzinho indigno da equipe que encantou o país nos últimos 2 anos. Pode-se atribuir grande parte deste desencanto a ausência de Neymar em mais da metade dos jogos do campeonato Brasileiro por conta da Seleção e o descaso da diretoria quanto à reforços. Um elenco muito fraco, sem peças de reposição, sem o brilho costumeiro. Ao contrário dos rivais, terminou o ano desejando mais do que nunca que 2013 chegasse. O que não adianta é manter o mesmo esquema de 2012, se manter, as coisas só tendem a piorar.


Já o Palmeiras, ah o Palmeiras... Bambeando as pernas há um bom tempo, este ano foi a gota d'água. Mesmo conquistando a Copa do Brasil, na sorte por sinal, pois não tinha o elenco mais forte e capacitado, porém a conquistou, na garra e na fé, o que não aconteceu na disputa do campeonato brasileiro, tanto que foi rebaixado e disputará a Libertadores paralelamente com a segunda divisão. Além do fraco elenco, a total irresponsabilidade da diretoria e a saída de inúmeros jogadores, o clima segue abalado. Portanto, para 2013 deverá, acima de tudo, haver comprometimento de todos os lados. 

Apesar dos problemas, os times paulistas são os mais fortes e mais bem preparados. Venceu praticamente tudo o que disputou e para 2013, mesmo sem o Palmeiras no nacional, haverão outras equipes bem preparadas para mostrar o quão forte é o estado de São Paulo quando se trata de futebol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário