quinta-feira, 6 de junho de 2013

Copa das Confederações - Azaurra

Foi divulgada no início desta semana pelo técnico da Itália, Cesare Prandelli, a lista dos 23 jogadores convocados para disputar a Copa das Confederações, que ocorre entre os dias 15 e 30 de junho.
A Itália está no gurpo A da Copa das Confederações, mesmo grupo que Brasil, México e Japão. A Azzurra fará sua estréia no Maracanã, diante dos mexicanos no domingo, 16 de junho.


A Itália, tetracampeã do mundo, irá disputar no Brasil a sua segunda Copa das Confederações de sua história, a primeira foi em 2009, na África do Sul. Conquistou sua classificação para disputar a prévia do Mundial no Brasil após ser vice-campeã da Euro 2012, ficou com a vaga pois a campeã Espanha já está classificada por ser a atual campeã do mundo.

A Squadra Azzurra, assim como o Brasil está passando por um processo de renovação desde 2010, após campanha vexatória na Copa da África, caindo ainda na fase de grupos, ficando atrás até mesmo da Nova Zelândia. Após a má campanha o técnico Cesare Prandelli foi anunciado como novo treinador da Seleção. Do grupo que conquistou o tetra na Alemanha ficaram poucos, como Pirlo e Buffon, talismãs da Itália, e, mesmo com uma "fraca" geração de craques o técnico montou um bom time, com o qual chegou na final da Eurocopa, onde acabaram sofrendo uma goleada para a Espanha.

Os italianos chegam como favoritos no grupo A, juntamente com o Brasil, que são os mais cotados para passar de fase, um tanto pelo peso da camisa, já que não seria espanto algum os mexicanos beliscarem uma vaga na fase de mata-mata.


Prandelli manteve a base do time que conquistou o vice-campeonato da Euro 2012 e, com exceção do goleiro reserva Sirigu, que atua na frança pelo PSG, todos os 23 convocados atuam em clubes italianos. O gol será defendido pelo já experiente Buffon, titular há mais de 10 anos e também capitão da seleção, seus 35 anos passam muita segurança para todo o time. A zaga, sem duvida, é o ponto mais forte da seleção italiana, formada pelos mesmo jogadores que atuam na Juventus, o trio Bonucci, Chiellini e Barzagli. Ao contrário da zaga, as laterais sofrem com Abate, que não está em boa fase no Milan, Maggio é um meia não marca tanto mas que apoia bem, e De Sciglio é um dos mais jovens da seleção, porém, sua falta de experiência pode ser um problema.

O meio campo é organizado pelo veterano Andrea Pirlo, que está em grande fase na Juventus e atualmente é um jogador indispensável na Itália, outros que provavelmente serão titulares serão De Rossi e Marchisio, um trio de jogadores que impõe respeito pela qualidade e carreira vitoriosa. Terão ainda para disputar uma vaga no meio Montolivo, Candreva, Aquilani e Giaccherini, sendo o primeiro o mais provável a beliscar uma vaga na estréia.

No ataque, o único com titularidade garantida é Mario Balotelli, porém o atacante do Milan têm mostrado um melhor rendimento atuando como um segundo atacante na seleção, e a falta de um homem de referência, como Fred na seleção brasileira, pode ser um problema pelo lado da Itália. A outra vaga de atacante deverá ficar entre El Shaarawy e Giovinco, ambos em má fase em seus clubes e na seleção e ainda tem como opção Gilardino, atacante do Bologna que não convence mais com suas atuações apagadas. Algumas faltas foram notadas, a do atacante Osvaldo do Roma que foi cortado por indisciplina e a do artilheiro Di Natale, da Udinese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário