segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Analises e mais analises

Com esse final de campeonato se aproximando, é cada vez mais comum vermos analises de jogos, é comum fazer suposições, analisar as hipóteses. Vejam só, a três rodadas atrás, poucos acreditavam em uma crescente tão grande do Botafogo, muitos acreditavam que o Corinthians fosse manter tranquilamente a ponta da tabela e que o Vasco amarguraria a vice-liderança novamente. Hoje as posições continuam quase as mesmas, entretanto há uma possibilidade enorme de o Botafogo assumir a liderança isolada neste meio de semana, por conta de seu jogo atrasado contra o Santos, o Corinthians assim teria que lutar muito mais para voltar ao topo da tabela e também secar o Botafogo. Mesma situação do Vasco da Gama. A situação para Fluminense, Flamengo e São Paulo já é um pouco mais complicada. Dentre estes, talvez o que tenha mais chances é o Fluminense por conta dos jogos que ainda restam para a equipe, que são teoricamente mais simples do que os confrontos dos demais times que estão em busca do título. Logo em seguida vem o Internacional que pode tirar pontos desses mesmos times da ponta da tabela e encostar na liderança e nas vagas da Libertadores da América. Quem chega como elemento surpresa e pode sim garantir uma vaga na libertadores também é o Figueirense, claro que com menos possibilidades que os demais times que estão na briga pelo título, mas essas possibilidades existem. Um outro time que pode ser extremamente importante nessa fase final de campeonato é o Santos. O fato do time estar se preparando para um Mundial em dezembro, faz com que o técnico Muricy pense seriamente em poupar titulares nesta fase final, para que todos cheguem em boas condições tanto física como psicológica. Então para os times tanto da parte de cima como de baixo da tabela fica mais 'simples' conquistar pontos em cima do Santos. 
Já na parte de baixo da tabela, acredito que América e Avaí não tenham mais condições de lutar para sair da zona de rebaixamento. Existe esperança é claro, mas é pequena a chance, devemos assumir isso. Entretanto fica mais complicado de fazer suposições quando se trata de Atlético Paranaense, Atlético Mineiro e Cruzeiro. A diferença de pontos entre o 18º (CAP) e o 16º (CRU) é de apenas três pontos, a unica coisa que pode influenciar no ganho de posições são o numero de vitórias que as equipes possuem. 
Enquanto a vocês não sei, mas tenho uma forte impressão de que não haverão times mineiros no Campeonato Brasileiro série A de 2012. 
As condições demonstram isso, o Cruzeiro que foi considerado o melhor time do Brasil em 2011 no começo do ano, logo após a queda na Libertadores, não foi o mesmo. 
O Atlético não se acertou o ano todo, sempre com algum problema, alguma pequena crise. Mas o caminho das vitórias, um esquema tático de jogo fixo não foi estabelecido.
Porém agora, com tão poucas rodadas para o final, é muito provável que surja uma força interna dentro de cada um dos jogadores destas duas equipes tradicionais do cenário nacional e então haja uma reabilitação. É provável, talvez. Só depende deles.
Assim como todos os times só dependem de si para conquistar alguma coisa. Fazer seus respectivos papeis dentro de campo primeiro para depois pensar em secar adversários é sempre o caminho mais fácil e rápido para a conquista de um título, de uma vaga ou de uma salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário