domingo, 22 de janeiro de 2012
Pacaembu
O Estádio Municipal Paulo Carvalho de Machado, mais conhecido como Estádio do Pacaembu, foi o primeiro estádio a ser construído na capital paulista. O local foi inaugurado em 27 de abril de 1940. Foi considerado, na época, o maior e mais moderno estádio de futebol da América do Sul, com capacidade para acolher 70 mil pessoas.
A primeira partida foi disputada um dia depois da inauguração, em 28 de abril de 1940, entre o Palestra Itália, antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o Coritiba, com vitória da equipe paulistana por 6 a 2. Como o dia foi marcado por uma rodada dupla, logo na sequência, houve uma segunda partida, entre o Corinthians e o Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital. O alvinegro paulistano venceu o mineiro por 4 a 2.
Em maio de 1942, o Estádio do Pacaembu recebeu o maior público de sua história. Na ocasião, São Paulo e Corinthians empataram por 3 a 3 para um público de 71.281 torcedores, recorde nunca quebrado.
A maior goleada vista no estádio aconteceu em 1945, quando o São Paulo Futebol Clube venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 x 1.
Além de abrigar jogos de Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro, Paulista, Copa São Paulo de futebol Júnior, o estádio também abriga a seleção brasileira de futebol, tanto masculino como feminino.
Além do campo de futebol, o estádio abriga um conjunto poliesportivo que oferece várias atividades gratuitas para os paulistanos. Fazem parte deste conjunto a piscina, o ginásio de esportes, a quadra externa e ginásio de tênis, a pista de corrida (em volta do gramado), quadras cobertas no vão do Tobogã e uma quadra descoberta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário